top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Fique a Par:
Nenhum tag.

Madrugada


"You've gotta live your life while your blood is boiling. Those doors won't open while you stand and watch them" -imagine dragons, Cha-Ching(Till We Grow Older)

O silêncio da madrugada é algo muito medicinal, criativo. É a hora do dia que você está mais conectado consigo mesmo, que as ideias vem pra você a mil por hora e se você não escrever não vai conseguir lembrar quando acordar; ganharia uma boa quantidade de Oscars com os filmes que existem na minha cabeça. Ouvir músicas e ficar horas inventando trailers para as músicas acompanharem, conhecer mais a si mesmo. Tudo está quieto, calmo, e os pensamentos chegam para ocupar o silêncio. Temos mais coragem de madrugada, fazemos e dizemos coisas que nunca falariamos pelo dia, várias das melhores experiências das pessoas são de madrugada; uma confissão, uma festa, uma noitada na casa das amigas. Estamos mais abertos ao mundo pois estamos pensando mais, tendemos a conhecer as pessoas melhor ao conversar com elas de madrugada. Os sons calmos de fora da janela trazem a nostalgia do dia que passou, das pessoas que conheceu, dos amigos que estão em casa dormindo ou fazendo a mesma coisa que você. Esse blog começou de noite, quase de madrugada, do primeiro dia do ano, e muita coisa aconteceu na minha vida; não postei quanto eu deveria postar mas estou trabalhando nisso e tentando me organizar mais. Tive minhas fases desse ano, cansada de tudo e todos como toda boa adolescente; passei quase todas as minhas férias de Julho deitada na cama ouvindo música alta e escrevendo, sem querer ver ninguém. A verdade é que eu realmente precisava daquilo, as madrugadas pensando me fizeram ver o quanto de coisas eu poderia ter feito em vez de ficar deitada sem fazer nada. Mas essa fase também é importante, fase de notar o que é importante pra se fazer. Havia começado uma "vida nova" por ter trocado de escola, conheci bastante gente e pessoas muito boas que espero levar pra vida.

O som da chuva é tão bom de madrugada, é confortante, mesmo que você esteja no céu ou no inferno você sempre tem um pé na terra, como uma gota de orvalho caíndo no chão pela manhã. Comecei tantos livros em madrugadas chuvosas, é uma pena que tive que excluir tudo por causa de um vírus. Tanto CDs que ouvi, tantas memórias que tenho, tantos seriados que terminei, tantos livros que fiquei orfã depois de terminar de ler, sem saber o que fazer da vida sem aquela história. Finalmente cheguei numa fase da minha vida que aprendi a não me preocupar tanto com o que faço, como se cada passo fosse calculado; nunca gostei desse meu lado para falar a verdade. Tudo tem seu tempo e decisões não são tão importantes nessa idade, daqui a alguns anos tenho certeza que estarei rindo de meus textos pois parecerão infantis e imaturos; espero amadurecer minha escrita cada vez mais e quem sabe aumentar aquele foco de incêndio de escritora que está enterrado em mim a algum tempo.

Devido a esta fase que estou, no meio de um amadurecimento tanto psicologico como comportamental, tenho insônias com a quantidade de ideias que me veem a cabeça, tenho tantas coisas que estou organizando que estou ficando sem muito tempo para sair, pois além de botar meus planos em ação ainda tenho escola para me preocupar, a grande questão do Ensino Médio: "Você tem que passar no vestibular", como dizia o grande Renato Russo. Qual faculdade você vai fazer, se as pessoas aceitam bem sua escolha; conheço muitas pessoas com muita pressão em cima delas por causa dos pais, principalmente para fazer medicina. Claramente minha área não tem nada a ver com saúde nem exatas, e sim humanas. Talvez o blog alavanque alguma hora, não sei, ou talvez algum dos meus planos dê certo. Preferiria muito mais escrever para o blog do que aprender Física, mas o Brasil ainda não tem o sistema internacional* de ensino, onde as faculdades se interessam pelo aluno que é bom na área que ele gosta, e ganham bolsas dependendo do desempenho no Ensino Médio. No sistema do Brasil além de não aprender como dirigir a vida, conseguir um bom emprego e pagar os impostos do país, nos ensinando coisas que não iremos usar pelo resto das nossas vidas, ainda temos que ser bons em todas essas matérias inúteis para sua vida, fazendo você perder tempo que você poderia estar se especializando no que você realmente gosta e quer fazer, se não não entraremos numa faculdade federal. Mas isso é um tópico para um post só, que talvez eu faça algum dia.

Meu ponto é, depois dessa virada toda e mudança de assunto, na madrugada nós conhecemos um lado mais profundo, sentimentos que não se manifestam pelo dia, articulos de jornal com assuntos interessantes, músicas que apenas combinam com a matina, ou com um dia chuvoso olhando para a janela do carro numa viagem. O escuro e o silêncio de tudo, a sensação de estar sozinho no mundo é muito inspiradora, fazer planos malucos na madrugada é uma coisa muito legal, e o mais legal é fazer esses planos acontecerem. Principalmente na adolescência onde pensamos que tudo que fizermos irá ter consequências muito ruins e ficamos caducando, mas acabamos fazendo de todo jeito pois a adolescência é pra isso. Ser adolescente é ser revoltado, calmo, romântico, irracional, vazio e cheio ao mesmo tempo, e na madrugada isso se manifesta de uma maneira extraordinária. Todos nós precisamos de madrugadas sem dormir de vez em quando, apenas para conhecer a si mesmos, e ter certeza disso, ou não, de todo jeito vai ficar bem depois de um tempo, pois sempre algo bom ou ruim vai chegar e mudar tudo, ou nada. Apenas amadurecer já está bom, mas tentar coisas novas ajuda e tira a rotina que muita gente odeia, formando algo a mais.


*Nem todo país sem ser o Brasil tem esse sistema, mas nos países mais avançados normalmente é esse método que usam, o que é um alivio para os haters de Exatas.

bottom of page