top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Fique a Par:
Nenhum tag.

Solas (DA Series)

WARNING

Esse post contêm spoilers dos conteúdos dos títulos Dragon Age, a trilogia de jogos, os livros e algumas informações extras dos escritores. Se você pretende jogar Dragon Age, principalmente o Inquisition e suas dlcs, SAIA DESTE POST. Esse post tem principalmente spoilers sobre o final do Dragon Age Inquisiton, se você quer ter a experência completa desse jogo, não leia este post. Você foi avisado.


SOLAS

Solas é um personagem um tanto dificil de se entender, com aquele ar misterioso e inteligente, ele respeita seu/sua Inquisidor/Inquisidora mesmo que você não tenha um bom relacionamento com ele durante o jogo. Por dentro Solas é alguém triste que perdeu alguém que admirava com todo o coração e destruiu uma boa parte de seu império buscando a justiça a sua melhor amiga.


Mas quem é Solas? Solas veio primeiro, Fen'Harel veio depois, esse nome colocou medo em seus inimigos e confiança em seus aliados. As histórias que os clãs Dalish contam sobre Fen'Harel estão erradas, até mesmo o significado de seu nome, os elfos perderam boa parte de seu lore e criaram no lugar do que realmente aconteceu.


O Império Elvhenan estava em Guerra Civil entre os magos mais poderosos, conhecidos pelos Dalish como Os Criadores, deuses que cuidavam dos elfos comuns. Existiam cinco homens e quatro mulheres Evanuris, os primeiros dos Elven, poderosos o suficiente ao ponto de escravizar os elfos comuns e usarem o Vallaslin de seus mestres. Não se tem muita informação sobre como eram os relacionamentos entre os Evanuris, mas sabemos que alguns não se davam muito bem, principalmente pela Guerra Civil. Durante essa guerra uma das magas mais queridas pelos cidadãos do império, Mythal, foi traída e morta por alguém dos Evanuris, talvez apenas um, talvez todos juntos, mas é sabido pelos codexes que Andruil e Falon'Din tiveram seus problemas com Mythal. De acordo com Solas, Mythal era a melhor entre eles e a mais adorada, era justa e ela genuinamente se importava com aqueles que a serviam, sendo conhecida durante a guerra como a deusa mãe, protetora, deusa da justiça e do amor, que liderava o Panteão Élfico do lado de seu marido Elgar'nan, e até os tempos modernos uma das deusas mais cultuadas.


Os elfos modernos não tem essas informações sobre seu próprio lore, pois Fen'Harel, depois da perda de Mythal, buscou justiça pelo assassinato de sua amiga e baniu o resto dos Evanuris para o Além, criando o Véu, que separa o mundo normal do Fade. Por criar o Véu, Fen'Harel usou muito de sua energia, o que acabou fazendo ele entrar num sono profundo, e também tirou a imortalidade dos elfos, que logo foram invadidos pelo Império de Tevinter, onde perderam a luta e foram escravizados pelos seus agressores; esse fato é conhecido como A Queda de Arlathan, a cidade principal de Elvhenan, que o Império Tevinter conta que foi a presença dos humanos em Thedas que acabou com a imortalidade dos elfos e que fez Tevinter virar o maior império já conhecido.



COMO SOLAS VÊ O MUNDO

Ao acordar, Solas se viu num mundo completamente diferente, centenas de anos haviam passado e ele não fazia ideia do que havia acontecido. Depois de descobrir que o plano dele inteiro foi jogado pelo ralo, que ele havia destruido o Império Élfico e feito seu povo sofrer e ser escravizado, além de ter tirado a imortalidade dos elfos, é citado numa party banter(conversa entre os personagens) que Solas não acredita que as pessoas que ele conhece, as pessoas que estão vivendo neste exato momento no jogo, são reais, e ele começa a duvidar disso, principalmente se ele tem um romance com a Inquisidora que é o que faz esse conversa acontecer. Cole, que é um espirito de compaixão, consegue ver dentro de Solas, o que o machuca; ele entende o que Solas está passando, mas ao mesmo tempo tenta ajudar a Inquisidora, caso Solas tenha tido um romance com ela.


Cole: Ele sente, uma antiga dor, de quando tudo soava igual. Você é real, o que significa que todo mundo poderia ser real. Isso muda tudo, mas não pode.



O QUE SOLAS PRETENDE

Solas perdeu tudo no que ele acreditava, o império, aquela que ele considerava irmã, a forte magia que existia no mundo. Ele pensa que nada neste mundo moderno é real, é apenas um erro, assim como a Inquisidora e Dorian acreditam que o futuro da missão para conseguir o apoio da rebelião dos magos é apenas um erro bizarro, o que os personagens passou, a Brecha por todo o céu e Corypheus dominando todo o mundo com o poder que ele conseguiu dos demonios e com a morte da Imperatriz Celene, para os personagens que não foram engolidos pelo amuleto do tempo aquilo tudo foi real. Claro que as circunstâncias são diferentes nos dois casos, pois a Inquisidora e Dorian tinham o amuleto como salvação, sem precisar danificar nada nem matar ninguém na linha de tempo de onde eles vinheram. Já para Solas ter seu mundo de volta ele disse que precisa e que vai destruir o Véu que ele construiu entre o Fade e o mundo comum, e para isso ele vai acabar com o mundo conhecido hoje.

A Inquisitora tem a intenção de acabar com os planos de Solas, mas sabemos que Solas é muito poderoso, principalmente agora que ele pegou os poderes, ou a energia de Flemeth/Mythal. Isso me faz ficar pensando como será o papel de Solas no próximo jogo, por que sabemos que ele não é um vilão, e sim algo muito mais complicado que isso, pois antes de Solas ser qualquer coisa ele é apenas uma pessoa com muitos arrependimentos, também é impulsivo e explosivo quando fica frustrado, o que acaba machucando as pessoas em volta. O próximo jogo da saga terá um tipo bem diferente de conflito entre o "mocinho" e o "vilão" do jogo, sabemos muito do personagem e existem muitas pessoas que se apaixonaram pelo nosso querido Fen'harel, eu estou incluida, o que fará as decisões contra ele terem um peso muito maior do que teria com um vilão que não conhecemos o histórico e sabemos que ele nos fará mal. Loghain, Meredith e Corypheus tinham outros lados, nos quais só entendemos depois de terminar o jogo e analisar, nenhum deles é completamente malvado, nem mesmo Corypheus se pararmos pra pensar, mas na hora do jogo nós não pensamos nisso e apenas pensamos no que deve ser feito sem pensar no que os "vilões" estão sentindo, no que eles passaram, e tudo isso que aconteceu fez os fãs pensarem nas intenções reais dos vilões e não apenas ver o lado ruim, mas analisar a ideia como um todo, e isso é uma tacada de mestre que os escritores de Dragon Age conseguiram atingir, pois eu leio muitas pessoas dizendo que sacrificariam o seu Inquisidor para salvar o Solas de fazer algo ruim novamente, e que concordam com o plano dele, mesmo que signifique que o mundo desmorone, contanto que a Inquisidora esteja com o Solas, o jogo está dando a opção para o jogador ser egoísta, coisa que não é muito comum. Tudo o que sabemos é que o próximo Dragon Age afetará a historia de Thedas, e o seu futuro talvez não esteja nas mãos do personagem principal do jogo.


Guerra traz medo. Medo traz a o desejo de simplicidade. Bom e Mau. Certo ou Errado. Alguém para comandar. - Solas



Esse post é apenas o começo do Analisando Personagens, teremos mais posts sobre outros personagens em breve.

Comments


bottom of page